sexta-feira, 1 de maio de 2009

Eterno espólio

“Meu pai

Informaram-me que estás hospitalizado. Todos nós ficamos triste com isto,afinal és o pai de todos nos que te admiramos e respeitamos,pois tudo que somos devemos ao seu trabalho e dedicação a sua família. Meu prazer seria falar contigo, como não seria possível, deixei para te telefonar amanhã de manhã, dia 2 de dezembro.

Sabemos que aos 80 anos, cada dia que passa é uma vitória entre tantas outras que acumulaste ao longo de tua vida, pois conseguiste fazer com que seus doze filhos tivesse um destino diferente daquele que tem a maioria das famílias pobres do vale do Piancó.

Tu és um homem forte e te aguardamos vivo e saudável na noite de natal em Petrolina para tirarmos uma foto tua com todos os teus descendentes. Tuas atividades é uma prova disto: Agricultor, vaqueiro, funileiro, encanador, mecânico, eletricista e tratorista e uma paizão que tirou nota dez que tudo que tu fizestes.

A tua vida foi sempre um exemplo de bondade. Lembro-me que te decepcionei uma vez quando fui reprovado na segunda série ginasial em Patos. Não pensaste jamais em me negar uma segunda oportunidade e eu te agradeço a confiança que me depositaste, pois aquela foi a última vez que fui reprovado em exames.

Mas a grande lição me foi dada quando estávamos sobrevivendo em Piancó. Fomos apanhar lenha na serra e enquanto tu trabalhavas eu olhava a estrada que desaparecia em uma curva, logo após a curva. Te perguntei o que havia no final da estrada. Me respondeste que a estrada ia para outro lugar.

Me ensinastes que o outro lugar se esconde após a curva. Sem a sua companhia, após todos estes anos, já fui bem além de muitas curvas e, nos luares que encontrei, curiosamente, existe sempre a estrada, uma ponte e uma curva onde o caminho parece terminar. Então eu aprendi que a vida é uma longa estrada, uma ponte para atravessar as dificuldades e uma eterna esperança de encontrar o que procuramos logo após a curva, em algum lugar.

Pai, já percorreste a longa estrada dos 80 verão e poucos invernos. Agora tu estás sobre a ponte. Vamos atravessar juntos, mesmo estando tão distantes, pois a esperança nos levará além da curva e estaremos todos juntos no dia 25 de dezembro deste ano para comemorarmos mais uma de suas vitórias: a luta pela vida que sempre vencestes e nos preparar para o próximo ano.

Ouço uma música chamada Meu Querido Velho. É o retrato de uma pessoa que tem o peso dos anos sobre os ombros. A música diz que ele foi vencido pela idade mas no teu caso eu acho que foi o senhor que venceu a idade.

Seja forte.

Nos encontraremos em 25 de dezembro de 2001.

Antônio Inácio.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário